sexta-feira, 20 de março de 2015

Sobre a residência de Montemor-o-Novo


de 23 a 28 de Março de 2015, parceria O Espaço do Tempo
Apresentação pública e debate com o público no dia 28 às 15h, na Black Box


O Espaço do Tempo é um espaço e um projecto incontornável situado numa cidade com a qual a Propositário Azul tem uma relação muito especial desde o início. Para além duma ligação pessoal dos vários colaboradores a diversos agentes culturais e artistas residentes em Montemor-o-Novo, são vários os exemplos de espectáculos, acções de formação e residências que realizámos nesta cidade. Neste caso trata-se da primeira residência apoiada pel'O Espaço do Tempo que se afirma indubitavelmente como uma estrutura de acolhimento e projecção de criadores nacionais e internacionais que ali procuram as condições para fazerem trabalho de pesquisa e experimentação ao longo dos últimos 14 anos.


Este encontro abordará as placas VI a VIII (versos VI1 a VIII219) do épico. Abordaremos a  narração da morte de Enkidu, o amigo de Guilgamesh, como consequência da vingança da deusa Ishtar que fora por este rejeitada. Este episódio reflecte a crescente maturidade do herói, simbolicamente marcado por um ritual de passagem, e pela consciencialização da morte através da perda do seu amigo. O ser da acção adquire aqui a capacidade de reflectir, de se projectar no outro e no destino. Ao mesmo tempo, aquilo que até aqui consistia na identidade complementar dos dois homens, passa agora a estar incorporado num só: Guilgamesh incorpora Enkidu ao incorporar a ideia da morte que até aqui não reconhecera. Em Montemor é sobre este processo de individuação do herói, da sua maturação como homem e do processo do luto como via de reabilitação da vida, que nos propomos trabalhar. Parece-nos interessante estabelecer pontes entre alguns temas – como os genericamente aqui descritos – e a vivência dum certo isolamento como processo de aprendizagem e de maturidade expresso de forma histórica, política, social e cultural em Montemor-o-Novo e nas suas gentes.

Com Atta Nasser, Francisco Luís Parreira, Hugo Sovelas, João Miguel Mota, Nuno Nunes, Sofia Dias, Statt Miller, Ana Carina Paulino, Bernardo Xavier, Catarina Caetano, Francisco Campos, José Miguel Ribeiro, Maria João Crespo, Paulo Quedas, Sara Cipriano, Vítor Guita.

Acolhimento O Espaço Do Tempo | Apoio financeiro Direção Regional de Cultura do Alentejo, Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro Viriato | Parceiros das residências Al-Harah Theatre, Associazione Teatrale Còraì, Ilha dos Amores, Mairie de Seillon-Source-d'Argens, Theatre Day Productions, Teatro Viriato | Outros parceiros Teatro da Cornucópia, The Edward Said National Conservatory of Music

Sem comentários:

Enviar um comentário